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Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC).

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Projetos de Pesquisa

LINHAS DE PESQUISA

POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 

Esta linha de pesquisa tem como escopo a investigação das Políticas Públicas direcionadas à
Educação Superior, com especial atenção aos estudos interdisciplinares e multidisciplinares que
circundam o tema. Propõe-se a examinar os efeitos dessas políticas no contexto das Instituições de
Ensino Superior (IES), assim como os novos procedimentos relacionados à comunidade acadêmica.
Almeja-se, outrossim, explorar a dinâmica de expansão da Educação Superior, além dos processos
seletivos e estratégias de fomento à continuidade dos estudantes nos cursos ofertados pelo Sistema de
Ensino Superior.

Projetos

1) AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Descrição: Propõe investigar a eficácia das políticas públicas implementadas em instituições de ensino
superior, almejando identificar os parâmetros e critérios que definem o sucesso destas políticas,
bem como os impactos gerados no contexto educacional e social. Como também compreender
como as políticas públicas afetam a qualidade da educação superior e o desenvolvimento humano
e social, visando contribuir para o aprimoramento das práticas administrativas e pedagógicas,
promovendo uma educação superior mais eficiente e inclusiva, mapeando as políticas públicas
vigentes e avaliando seus desempenhos.
Integrantes: Profa. Dra. Conceicão de Maria Pinheiro Barros (UFC); Profa. Dra. Eveline Pinheiro Beserra (UFC); Prof. Dr. Wagner Bandeira Andriola (UFC); Prof. Dr.  Joao Welliandre Carneiro Alexandre (UFC);

 

2) EFETIVIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DO ENSINO SUPERIOR NO
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Descrição: Investigar a inter-relação entre as políticas públicas implementadas no âmbito do ensino
superior e o desenvolvimento regional, com foco na análise crítica dos processos de formulação,
implementação e avaliação dessas políticas. Busca compreender como as iniciativas
governamentais no setor do ensino superior podem contribuir para a promoção do desenvolvimento
socioeconômico em regiões específicas, considerando as particularidades e desafios inerentes a cada
contexto, oferecendo uma visão holística e crítica das políticas públicas de ensino superior,
destacando a importância da sinergia entre as instituições de ensino e a sociedade para o alcance de
um desenvolvimento regional equitativo e sustentável.
Integrantes: Prof. Dr. Leonardo Damasceno De Sa (UFC); Profa. Dra. Adriana Castro Araujo (UFC); Prof. Dr. Sidney Guerra Reginaldo (UFC)

 

3) MULHERES NEGRAS COTISTAS NA UNIVERSIDADE

DESCRIÇÃO: Propõe investigar as vivências acadêmicas de estudantes cotistas negras na Universidade Federal do Ceará (UFC), desde uma  perspectiva interseccional de gênero somada à categoria de classe e raça, com o fito de identificar formas de opressão simultâneas nas quais essas mulheres podem estar submetidas no contexto da universidade. Interessa saber como essas alunas se sentem no ambiente acadêmico e se as práticas pedagógicas e as ações internas desenvolvidas pela universidade contribuem para a permanência dessas estudantes na instituição. Para tanto, considera-se seis dimensões: pessoal; interpessoal; de carreira; de estudo; institucional; e, material, que podem impactar nas vivências acadêmcias dessas mulheres. Este projeto tem inserção internacional e conta com financiamento do CNPq – Edital Nº 40/2022 / Pró-Humanidades (409892/2022-0).

Integrantes: Profa. Dra. Adriana Castro Araújo (UFC) (Coordenadora); Profa. Dra. Conceicão de Maria Pinheiro Barros (UFC); Prof. Dr. Joao Welliandre Carneiro Alexandre (UFC); Prof. Dr. Wagner Bandeira Andriola (UFC); Prof. Dr. Leonardo Damasceno De Sá (UFC); Prof. Dr. Albano Oliveira Nunes (FVG); Profa. Dra. Elízabeth Manjarrés Ramos (USAL); Natália Viviane Santos de Menezes (UFC); Tainah Pinheiro Moreira (UFC); Tamylle Kellen Arruda Prestes (UFC); Prof. Dr. Eduardo Ferreira Chagas (UFC).

 

4) MULHERES NEGRAS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO ESTADO DO CEARÁ

DESCRIÇÃO: Essa pesquisa busca compreender as vivências acadêmicas das mulheres negras em diferentes universidades públicas do Estado do Ceará, com o fito de potencializar o desenvolvimento de uma educação superior de qualidade que valorize a diversidade cultural e o desenvolvimento dos direitos humanos no âmbito desta Unidade Federativa. Para tanto, busca-se comparar as vivências acadêmicas de estudantes negras nas universidades públicas do Estado do Ceará, de modo a identificar elementos que possam impactar na permanência dessas mulheres no Ensino Superior. Espera-se, com essa pesquisa, poder contribuir com o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de políticas afirmativas alicerçadas numa perspectiva interseccional que considere as necessidades de grupos historicamente excluídos que congregam diversos elementos de opressão social. Este projeto tem inserção internacional. PROJETO FINANCIADO PELA FUNCAP EDITAL 07/2023 PRÓ-HUMANIDADES (PRH-0212-00148.01.00/23).

Equipe: Profa. Dra. Adriana Castro Araújo (UFC) (Coordenadora); Profa. Dra. Conceicão de Maria Pinheiro Barros (UFC); Prof. Dr. Joao Welliandre Carneiro Alexandre (UFC); Prof. Dr. Wagner Bandeira Andriola (UFC); Prof. Dr. Leonardo Damasceno De Sá (UFC); Prof. Dr. Albano Oliveira Nunes (FVG); Profa. Dra. Elízabeth Manjarrés Ramos (USAL); Natália Viviane Santos de Menezes (UFC); Tainah Pinheiro Moreira (UFC); Profa. Dra. Ruth Maria de Paula Gonçalves (UECE); Luana da Silva Dias (UVA); Profa. Dra. Josefa Jackline Rabelo (UFC); Prof. Dr. Eduardo Ferreira Chagas (UFC).

 

GESTÃO ESTRATÉGICA E INTERCÂMBIO INSTITUCIONAL

Esta linha de pesquisa tem como escopo a investigação do Plano de Desenvolvimento Institucional
(PDI), mediante um diagnóstico da atuação acadêmica e a mensuração de seus efeitos no progresso
educacional, social e econômico da comunidade circunvizinha. Propõe-se também a examinar o
processo de integração das Instituições de Ensino Superior (IES) no panorama nacional e
internacional, fundamentando-se no entendimento da legislação educacional superior, assim como nos
procedimentos de avaliação e acreditação vigentes, e nos paradigmas curriculares adotados.
Adicionalmente, o estudo visa aferir os recursos materiais, financeiros e humanos e a administração
da qualidade de vida laboral, além da gestão dos ambientes organizacionais inerentes às IES. Em
última análise, o objetivo é igualmente ponderar o desenvolvimento de alianças estratégicas e o
intercâmbio entre as IES e entidades nacionais e internacionais.

Projetos

1) DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIA DE GESTÃO E DE INTERCÂMBIO
INSTITUCIONAL NO ENSINO SUPERIOR
Descrição: Propõe-se a investigar metodologias inovadoras e eficazes na administração de
instituições de ensino superior com ênfase na expansão e fortalecimento de redes de intercâmbio
institucional, utilizando-se de tecnologias e sistemas para o aprimoramento dessas relações. Visa,
especificamente, a elaboração de um diagnóstico da qualidade acadêmica das IES e a análise de
seus impactos sobre o desenvolvimento educacional, social e econômico do entorno. Além disso,
pretende-se examinar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), identificando oportunidades de
melhoria e inovação nos processos de gestão estratégica. A pesquisa também enfocará a gestão da
internacionalização das IES, considerando a legislação do ensino superior, os mecanismos de
avaliação e acreditação, e os modelos curriculares, visando promover uma integração mais efetiva no
âmbito nacional e internacional. O desenvolvimento de parcerias estratégicas e o intercâmbio entre
IES e organismos nacionais e estrangeiros serão aspectos cruciais do projeto, visando aprimorar a
cooperação internacional e contribuir para o progresso e desenvolvimento da cidadania. É, portanto,
de grande relevância para a gestão educacional, oferecendo insights valiosos para a tomada de
decisões estratégicas nas IES e para o fortalecimento da educação superior no Brasil.
Integrantes: Prof. Dr. Heraclito Lopes Jaguaribe Pontes (UFC); Profa. Dra. Maria Elias Soares (UFC); Prof. Dr. Vicente Lima Crisostomo (UFC)

 

2) PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL EM EDUCAÇÃO SUPERIOR
Descrição: Visa capacitar profissionais para enfrentar os desafios contemporâneos da gestão
educacional. Este projeto analisa e propõe estratégias de planejamento eficazes para IES,
considerando as complexas dinâmicas internas e externas que influenciam tais organizações. A
relevância deste projeto decorre do cenário atual de expansão e diversificação do ensino superior,
exigindo abordagens inovadoras para a gestão institucional que possam contribuir para a melhoria da
qualidade acadêmica e para o desenvolvimento social e econômico do entorno. Envolve o
diagnóstico da situação atual das IES, a análise das políticas públicas vigentes e a proposição de
modelos de planejamento estratégico adaptados à realidade brasileira. Contempla, também, a
elaboração de modelos de planejamento estratégico que integrem as melhores práticas de gestão
com as especificidades das instituições de ensino superior no Brasil. Esses modelos visam oferecer
ferramentas tecnológicas para que as instituições possam realizar um planejamento mais alinhado com
suas missões e objetivos, bem como com as expectativas da sociedade. Além disso, o projeto
pretende contribuir para a formação de gestores educacionais altamente qualificados, capazes de
implementar políticas e práticas inovadoras que levem ao aprimoramento contínuo das IES.
Integrantes: Profa. Dra. Maite Rimekka Shirasu (UFC); Prof. Dr. Maxweel Veras Rodrigues (UFC); Profa. Dra. Tania Vicente Viana (UFC).

 

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