Português

Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

Área de Concentração:

Políticas Públicas da Educação Superior.

 

Linhas de Pesquisa:

O Mestrado Profissional de Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC) conta com duas Linhas de Pesquisa, abaixo detalhadas.

 

1. Políticas Públicas da Educação Superior.

Esta linha de pesquisa visa analisar as Políticas Públicas voltadas à Educação Superior, dando ênfase aos estudos interdisciplinares e multidisciplinares acerca da temática. Objetiva, ainda, analisar os impactos das Políticas Públicas no âmbito das Instituições de Ensino Superior (IES), bem como os novos mecanismos voltados á gestão e à Avaliação. Busca analisar a expansão da Educação Superior, ademais dos processos voltados à seleção e à garantia da permanência dos discentes nos cursos componentes do Sistema de Ensino Superior.

2. Gestão Estratégica e Intercâmbio Institucional.

Esta linha de pesquisa visa analisar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e sua relação com o  Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal, a partir de diagnóstico da qualidade acadêmica e de seus impactos sobre o desenvolvimento educacional, social e econômico do seu entorno. Objetiva, ainda, analisar o processo de integração das IES no âmbito nacional e internacional, a partir do conhecimento da legislação do ensino superior, dos seus mecanismos de avaliação e acreditação, bem como dos seus modelos curriculares. Deve permitir, ainda, a análise dos recursos material, financeiro e de pessoal, bem como a gestão da qualidade de vida no trabalho e a gestão dos ambientes organizacionais das IES. Por fim, visa,  igualmente analisar o desenvolvimento de parcerias estratégicas, bem como intercâmbio entre IES e organismos nacionais e estrangeiros