gov.br

Universidade Federal do Ceará
Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC).

Área do conteúdo

E-book 4: Gestão de Instituições de Ensino Superior (IES) com base em Estudos Avaliativos.

Data de publicação: 8 de junho de 2021. Categoria: Notícias
A obra “Gestão de Instituições de Ensino Superior (IES) com base em Estudos Avaliativos” é resultado do trabalho intelectual de 15 profissionais da Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT) que resistiram bravamente às agruras, intempéries, obstáculos e dificuldades típicas de aprendizes em formação. Porém, não qualquer tipo de formação, pois estes profissionais da Educação Superior seguiram exercendo seu labor na UNEMAT, cumprindo com suas funções familiares e sofrendo os impactos de uma Pandemia que afeta o nosso planeta desde novembro de 2019.
Estas pessoas conseguiram cumprir com as formalidades de um curso de mestrado que lhes exigiu desde o seu início, em fevereiro de 2019, o cumprimento de disciplinas; a elaboração de trabalhos monográficos; a confecção de artigos científicos e trabalhos para serem apresentados em reuniões científicas; a elaboração de capítulos de livros e da bendita Dissertação. Todos obtiveram êxito e aqui estão, alvissareiros, felizes e com o sentimento do dever cumprido posto que, em conjunto com os docentes orientadores e co-orientadores conseguiram finalizar a empreitada individual de produzir um e-book que aborda oito Eixos Temáticos de aspectos componentes de IES: Ingresso e permanência dos alunos na graduação; Evasão do Alunado de Graduação; Assistência Estudantil; Avaliação de Desempenho; Ações de Controle Interno e Accountability; Governança dos Serviços de Tecnologia da Informação (TI); Assédio Moral. Estes oito Eixos foram abordados através de estudos de autoria de 15 mestres formados pelo Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC), da Universidade Federal do Ceará (UFC), em conjunto com os seus orientadores. A junção dos mato-grossenses, em busca de novos conhecimentos, com os cearenses imbuídos do dever de levar o conhecimento científico para além das terras de José de Alencar, foi determinante para que essa ação pioneira de formação resultasse em êxito inigualável. Boa leitura aos interessados na obra.
Prof. Wagner Bandeira Andriola, PhD.
Coordenador do POLEDUC.