gov.br

Universidade Federal do Ceará
Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC).

SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR

Data de publicação: 1 de dezembro de 2023. Categoria: Notícias

Ao comemorar os seus 18 anos, o Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC) da Universidade Federal do Ceará (UFC) organiza o Seminário de Políticas Públicas e Ações Afirmativas no Ensino Superior. Trata-se de um ciclo de discussões acadêmicas e interdisciplinares destinado aos pesquisadores, docentes, técnicos, estudantes e demais profissionais interessados na promoção de uma educação superior comprometida com a equidade de acesso, permanência e êxito acadêmico nos níveis mais elevados da formação. Nesse diapasão, o referido evento realizar-se-á nos dias 11 e 12 de dezembro, nas dependências do Auditório Prof. Martins Filho, na Reitoria da UFC.

PROGRAMAÇÃO:

Segunda-feira 11 de dezembro de 2023

9:00h às 10:00h –  Composição da Mesa de Autoridades e Cerimônia de Abertura

10:00h às 11:00h – Palestra Magna de Abertura:  Direitos Humanos: Igualdade de Gênero e Raça nos níveis mais elevados da educação – PALESTRANTE : Martír Silva – Secretária Executiva da Igualdade Racial do Governo do Estado do Ceará

11:00h às 12:00h –  Painel 1 – Mulheres Negras Cotistas na Universidade – Um Olhar Interseccional para as Políticas Afirmativas na Educação Superior

12:00h às 14:00h – Intervalo para o almoço

14:00h às 15:30h – Mesa Redonda – Cotas na Educação Superior: acesso e permanência

15:30h às 17:00h – Painel 2 – Evasão de alunos cotistas no ensino superior: desafios à gestão universitária

Terça-feira 12 de dezembro de 2023

9:00h às 10:30h –  Mesa Redonda – Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS): impactos na gestão universitária

10:30h às 12:00h – Painel 3 – Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS): avaliação de impactos sob a ótica de catadores do município de Fortaleza (CE)

12:00h às 14:00h – Intervalo para o almoço

14:00h às 16:30h – Apresentação de pesquisas de alunos e egressos do Mestrado POLEDUC.

16:30h às 17:30h – Cerimônia de Comemoração dos 18 anos do Mestrado POLEDUC.

O evento será gratuito e dará certificado. A solicitação de inscrição deverá ser encaminhada para o email  poleducseminario@gmail.com  especificando o assunto: inscrição no Seminário Poleduc 2023 e informando :

• Nome Completo
  • CPF

*A emissão de certificado está condicionada à participação intergral no evento.

Apoio:

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico                                CAPES

Organização: